O Km Vertical com a distância de 4 mil e 500 metros e com 960 metros de desnível positivo, ou seja, o total de subidas acumuladas, foi a competição que abriu o Campeonato da Europa de Skyrunning, competição onde participa a equipa de Portugal, que tem um forte contingente madeirense, no total são 10.
Vítor Faria foi o melhor atleta português, o madeirense do Clube Escola do Estreito que se estreou num Europeu, foi 41º classificado, de um total de 82 atletas que completaram a prova. Atleta que cumpriu a distância em 46 m e 32 segundos, ficou a 11 minutos e 50 segundos do vencedor.
Fábio Santos, outro atleta madeirense terminou no 43º lugar com 47 minutos e 18 segundos, Leandro Soares concluiu a competição no 48º lugar, com 49 minutos e 41 segundos, dois atletas do Clube Escola do Estreito.
A melhor portuguesa foi a atleta do Clube Escola do Estreito, Laureen Teixeira, com 52 minutos e 59 segundos, foi 18º classificada no setor feminino, a 10 minutos e 59 segundos da vencedora.
No 21º lugar do setor feminino terminou Sandra Ferreira, do Clube Desportivo Feirense, cumpriu a distância em 54 minutos e 44 segundos e no 26º posto ficou Diana Sousa, também do Clube Escola do Estreito, com 58 minutos e 45 segundos.
Km vertical que foi dominado pela Itália, com os atletas Daniel Thedy e Benedetta Broggi que conquistaram as medalhas de ouro.
O campeonato europeu de Skyrunning de 2025 decorre em Itália, Corteno Golgi e Aprica.
Amanhã estão agendadas duas provas, a Skyultra com 42 km de distância e 2,700m de desnível positivo, onde competem os atletas Luís Fernandes, Fátima Buchas, Gonçalo Prudêncio, Manuel Faria, Maria João Abreu e Marisa Bregieiro. E a Sky com 23 km com 1,864m de desnível positivo, participam André Martins, Carlos Ferreira, Célia Neto, Fábio Santos, Olívia Sousa e Vera Barbosa.