Guilherme Marques, atleta do Clube Naval do Funchal, que após ter dominado a classe RSX Júnior no Campeonato da Madeira de Windsurf, que decorreu em Machico em junho de 2015, onde se apurou para o Mundial da Juventude da International Sailing Federation, partiu no dia 19 de dezembro em direção à Malásia, onde decorrerá o campeonato.
O atleta navalista explica-nos o que lhe está a passar pela cabeça nestes momentos que antecedem a sua ida, «Os últimos dias, a nível de preparação, têm sido intensivos. Tenho treinado mais do que quatro vezes por semana, dependendo das condições do mar e vento, claro, mas sempre que possível.
Comecei por treinar sozinho durante esta altura mas agora que voltaram à Madeira, tenho tido o apoio de atletas como o João Rodrigues e o Frederico Rodrigues. Eu vou entrar neste campeonato, acreditando nas minhas capacidades mas com o máximo de humildade pois não quero, de maneira alguma, me dececionar.
Quero dar o meu melhor e sentir que no final, dei exatamente isso, sem entrar em especificidades relativas aos possíveis resultados pois não sei o nível de competição dos meus adversários.
Vou para lá com noção de que estou treinar melhor taticamente do que estava há uns meses atrás mas com os pés bem assentes na terra.»