Francisco Abreu, bi-campeão de Portugal de Velocidade e campeão ibérico de velocidade, vai internacionalizar, uma vez mais, a sua carreira. O piloto vai disputar, na companhia de Francisco Mora, o Campeonato de Espanha de Resistência ao volante do Porsche 991 GT3 Cup 4.0 com as cores da CANON, BRISA, GTS, ONRISING, STORYTELLERS, SONNIC e do Clube Sport Marítimo.
Após conquistar o Campeonato de Portugal de Velocidade 2021 na companhia de Francisco Mora, Francisco Abreu tinha como objetivo manter-se a competir em Portugal. Porém, confrontado com nova mudança de regulamentos, ditada pela mudança de promotor, o piloto percebeu que não poderia usar o Porsche 991 GT3 Cup 4.0 que serviu a dupla de piloto na brilhante conquista do título português em 2021.
Francisco Abreu teve de inverter as suas expetativas e objetivos para 2022. Após profunda ponderação e reuniões com os patrocinadores e o seu parceiro no título de 2021 decidiu disputar o Campeonato de Espanha de Resistência (CER).
A competição espanhola vai integrar o “MICHELIN IBERIAN ENDURANCE TROPHY”, competição ibérica que terá como provas pontuáveis as jornadas do CER a diusputar em Portimão, Motorland e Jerez de La Frontera. A dupla de Franciscos vai tentar conquistar, também, esse troféu.
O Campeonato de Espanha de Resistência realizará seis jornadas, quatro duplas e duas com uma corrida. Cada prova das jornadas duplas terá duração de 50 minutos mais uma volta. Nas passagens por Jerez de La Frontera e Barcelona haverá apenas uma corrida com a duração de 2 horas, mais uma volta. Serão disputadas duas sessões de treinos livres e uma sessão de treinos cronometrados em cada evento.
A competição é disputada com pneus Michelin e para os carros de tração traseira e medidas diferentes nos dois eixos são autorizados oito pneus. Na primeira jornada do CER serão autorizados três jogos de pneus.
A primeira jornada do CER realiza-se já este fim de semana, no Circuito Ricardo Tormo, em Valência.
“Em primeiro lugar tenho de dizer que é com muita satisfação que volto a ter como companheiro de equipa o Francisco Mora. O resultado de 2021 foi excelente, aprendemos muito um com o outro e prolongar esta parceria é excelente. Depois dizer que o facto de não ser possível usar o Porsche 991 GT3 Cup 4.0 com as cores da CANON, BRISA, GTS, ONRISING, STORYTELLERS, SONNIC e Clube Sport Marítimo acabou por nos dar a oportunidade de abraçar um novo desafio. Vamos enfrentar novos circuitos, pilotos diferentes e por isso estou entusiasmado com esta nova etapa da minha carreira. Como se diz, fecha-se uma porta, abre-se uma janela e fechada que foi a participação no Campeonato de Portugal de Velocidade, abriu a internacionalização e lá estarei para tentar disputar as vitórias e o título.”, referiu Francisco Abreu.
Já Francico Mora diz que, “A impossibilidade de disputar o Campeonato de Portugal de Velocidade com o carro onde investimos em 2021, deu-nos esta oportunidade para prosseguir a carreira no estrangeiro. Volto a fazer uma parceria ganhadora com o Francisco Abreu e estou muito feliz por isso. O objetivo, claro, é ganhar!”