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Imagem de FPAK dá a conhecer o plano de contingência para o reinício de todas as competições.
Desporto 04 jun, 2020, 12:27

FPAK dá a conhecer o plano de contingência para o reinício de todas as competições.

Num documento de doze páginas a Federação deixa muitas advertências e recomendações.

Na sequência da publicação da Resolução do Conselho de Ministros 40-A/2020 do passado dia 29 de Maio, as orientações da Direção Geral de Saúde na mesma data, a FPAK anuncia que se encontram agora reunidas condições para se poder preparar e implementar o reinício de todas as competições, cuja realização tinha sido suspensa em consequência da pandemia, exceção feita às competições nos Açores que aguardam parecer favorável do Governo Regional do Arquipélago.


Num extenso documento o Plano de Contingência de Competições deixa muitas advertências e recomendações.

Destacamos alguns:

VERIFICAÇÕES DOCUMENTAIS: Chama-se a atenção dos Organizadores dos Eventos que esta operação irá decorrer de forma mais lenta do que o habitual, pelo que devem ter cuidado com a logística e os horários. As pessoas responsáveis pela verificação documental devem manter o afastamento social, proteger-se com máscara ou eventual viseira e outros EPI: vidro/acrílico separador; Deve estar só um elemento da equipa concorrente a fazer a verificação documental, com máscara, e deverá haver frasco de gel álcool para desinfeção; Os concorrentes que se encontram em espera devem ficar na rua, mantendo o distanciamento social de pelo menos 2 metros; 

VERIFICAÇÕES TÉCNICAS Chama-se a atenção dos Organizadores dos Eventos que esta operação se vai processar de forma mais lenta que o habitual, pelo que devem ter cuidado com a logística e os horários.
Deverão existir dois acessos, um de entrada e outro de saída, com o percurso marcado; Assim, só depois de um carro terminar a sua verificação é que o segurança pode dar indicação para entrar um novo carro; Todos os CT devem estar equipados com máscara, luvas e outros EPI tidos como adequados para o conteúdo funcional da referida verificação técnica; Os carros devem ser acompanhados por um máximo de dois mecânicos, devidamente protegidos com máscara;

SUPER ESPECIAL: Não se aconselha que seja realizada, mas se a organização assim o entender, por exemplo pela necessidade de cumprir compromissos estabelecidos com os patrocinadores, tem de obedecer às seguintes condições:

a) Sem público ou com zonas destinadas ao público com limitações de número de pessoas, devidamente vigiadas por elementos das forças policiais, desde que cumpridas todas as normas de segurança preconizadas pela DGS para estas situações;
b) O uso de EPI e o distanciamento social terão de ser respeitados;
c) Se a prova for realizada em zona urbana, só os moradores a partir do 1º andar, inclusive, poderão estar às janelas e varandas de casa, ou nas zonas protegidas e vigiadas por elementos da segurança pública/forças policiais;
d) Todo o percurso deve estar isolado, através de policiamento e de grades;
e) A prova poderá ser gravada e transmitida nos meios audiovisuais.

CERIMÓNIAS DE PARTIDA E CHEGADA: Enquanto durar a pandemia do COVID19, com as contingências que se conhecem na presente data, aconselha-se que estas cerimónias não se realizem; Os prémios deverão ser levantados no Secretariado.

PARQUE DE ASSISTÊNCIA/PADDOCK Local fechado/vedado, tal como o anterior, com uma fila de baias no acesso, devendo ter um segurança à entrada e outro à saída; A organização deverá ter o espaço previamente dividido e marcado, dando a margem de segurança sanitária entre as diversas equipas; Apenas as equipas, os mecânicos que efetuem trabalho nos carros, os Delegados Técnicos, e outros elementos devidamente autorizados pela organização, podem estar no parque de assistência, evitando assim a concentração de pessoas; É proibida a permanência de pessoas sem máscara ou outros EPI; Deve ser mantido o distanciamento social de, no mínimo, de 2 metros; Mais do que nunca, é obrigatória a presença de uma ambulância no parque de assistência; É mandatário que a entrada seja diferente da saída e que o percurso a fazer esteja marcado/assinalado; Deve ser assegurada a presença de vários oficiais/voluntários, devidamente formados, informados e equipados com os EPI, para manter o cumprimento e a vigilância nestes espaços.
PÚBLICO: Pese embora se desconheça o número de pessoas que possam estar em grupo, à data de cada prova, (hoje dia 12 de maio de 2020, são 10), têm de haver zonas delimitadas ao longo das PEC, assinaladas
como zona de público e com indicação de qual a capacidade (para X pessoas); Estas zonas devem estar protegidas e acompanhadas por forças policiais, agentes de seguranças e/ou oficiais ou voluntários municipais, devidamente formados e informados;
Nos dias anteriores ao rali ou no próprio dia, deverá a organização distribuir panfletos ao público, com a indicação dos acessos a essas zonas, orientações e procedimentos adequados a serem seguidos.

O documento na integra aqui: Plano de Contingência de Competições

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