A Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting acedeu aos pedidos dos pilotos madeirenses e vai adiar por mais um ano a obrigatoriedade da utilização em todos os carros de um desporto de combustível homologado, assim como o vai fazer também nos Açores.
Segundo conseguimos apurar, a FPAK foi sensível aos pedidos dos pilotos e da própria AMAK e recua na intensão de colocar nos regulamentos a obrigatoriedade de as equipas equiparem os seus carros com os depósitos de combustível com homologação FIA. É que muitas equipas alegaram que não tinham verba para fazer esse investimento.
A RTP sabe que a Federação a pedido da AMAK vai fazer uma sessão de esclarecimento às equipas para dissipar eventuais dúvidas em diversas matérias nomeadamente na questão dos tanques de combustível e quais os carros que em 2021 vão estar obrigados a utilizarem os novos depósitos.
No entanto, o organismo que gere a competição automóvel em Portugal adverte, nas provas FIA como é o Rali Vinho Madeira é obrigatória a utilização de depósitos com homologação, as equipas que não tenham nos carros os referidos depósitos não podem participar.
Federação que já publicou o calendário dos sete ralis de 2020 e as datas não sofreram alterações das pré-datas que a RTP deu a conhecer. Em breve deve publicar os novos regulamentos dentro de dias.
Por outro lado, a Rampa da Ponta do Sol que abre a temporada mudou de data porque nos dias que estava agendada coincidia com o Carnaval, assim a prova organizada pelo Departamento de Desportos Motorizados do Nacional passa a estar agendada para 15 de fevereiro.
A rampa da Ribeira Brava também muda de data a pedido da autarquia, para que a rampa e o rali da localidade não fiquem separadas por apenas duas semanas. Rampa do concelho da costa oeste que também coincidia no mesmo fim de semana da Rampa dos Barreiros de clássicos e da exposição Madeira Classic Car Revival.
Assim a Rampa da Ribeira Brava é alterada para 27 e 28 de março e o Rali da Ribeira Brava permanece a 12 e 13 de junho.