Filipe Freitas entrou no rali tentando impor o ritmo do dia anterior mas teve a pronta resposta de rui Pinto que tratou de vencer a primeira classificativa do dia.
Quando já se esperava nova luta pela classificativa do paul eis que rui pinto não consegue evitar um “peão” com o Peugeot 206 WRC, perdendo muito tempo para a concorrência mais directa, caindo para o nono lugar.
Gil Freitas esteva longe dos andamentos que já mostrou ate porque o Porsche não estava a ajudar a equipa com um comportamento de suspensões que não dava confiança.
Com o desenrolar do rali Filipe Freitas era cada vez mais primeiro e Gil Freitas segundo.
Entretanto depois da primeira ronda pela especiais do rali, rebenta a polemica por entre os pilotos dos Citroen c2, com Francisco Camacho a lançar aos microfones da RTP a acusação de alegadas assistências ilegais num troço de ligação por parte de Bruno Fernandes (tendo gravado as imagens na camara onboard) e que o carro de André Silva não teria o peso regulamentando.
Acusações de os visados se defenderam alegando que nada correspondia ao que tinha sido dito.
No regresso da prova à estrada Bruno Fernandes desiste e com a desistência cai por terra o protesto que Francisco camacho tinha prevenido que estava em equação para ser feito no final da prova.
Mais detalhes no resumo do rali no Telejornal Madeira e no programa Super Especial de 3ª feira à noite.
Lá na frente Filipe Freitas fazia a gestão da prova acabando por vencer com 59,7 segundos de vantagem e Gil Freitas que terminou primeiro rali esta época ainda assim pouco satisfeito com o comportamento do Porsche que não ajudou aos objectivos da equipa.
No terceiro lugar outro Porsche, o de Paulo Mendes, que na última especial de classificação saltou do 5º posto para o 3º lugar. Grande andamento "roubando" o lugar de Rui Pinto que já perto do final da última especial de classificação voltou a fazer um “peão” (foram dois no rali) e Paulo Mendes ultrapassou também Vasco Silva que rodou grande parte do rali no 3º posto mas acabou no 4º lugar e melhor por entre os RC2N.
Fechou o top cinco Rui Pinto com o Peugeot 206 WRC.