27 estavam inscritos para a primeira prova da temporada de rampas, mas à partida para a Rampa da Matur compareceram 23 equipas.
As condições do tempo alternaram entre a chuva e sol, dificultando a missão dos pilotos, já que deixava algumas incertezas na correta escolha da borracha, para enfrentar os poucos mais de 4,6 km da subida Matur.
Mas desde o início da Rampa que não haveria incertezas nos mais rápidos e esses dois pilotos davam pelo nome de Paulo Mendes e Filipe Freitas, ambos em Porsche 997 GT3.
Paulo Mendes começou o dia a vencer as duas subidas de treinos e a resposta de Filipe Freitas surgiu na primeira subida oficial com 2:22:1, um tempo que curiosamente repetiu na terceira subida oficial.
Mas foi mesmo na última que o ex-campeão regional fez a melhor marca 2:21:5.
Paulo Mendes estava afoito e a apenas 1 segundos e 6 décimas de distância de Filipe Freitas.
Para a última subida, Mendes tentou o ataque final na espectativa de surpreender Filipe Freitas mas foi ele o surpreendido pelo Porsche, já que na zona dos Cardais, o carro "virou-se contra o dono", um comportamento que a alta velocidade acabou fora de estrada. Felizmente sem consequências para a equipa e poucos estragos para o Porsche.
Ainda assim a classificação oficial diz que Paulo Mendes termina na 2ª posição já que cumpriu o minino de três subidas oficiais. O melhor tempo foi 2:23:7 averbado na penúltima subida.
3º lugar o primeiro protótipo da classificação o BRC de António Giestas. Começou as subidas oficiais comedido mas na terceira e quarta subidas carregou mais no pedal da direita e acabou no lugar mais baixo do pódio com 02:26:0
Nas posições seguintes a preencher o top cinco mais dois protótipos, no 4º posto o Kartcross de Miguel Sousa com o melhor tempo a se cifrar 02:27:7.
Com 2:28:5 Rui Fernandes com outro Kartcross averbou o 5º lugar.
Nos consagrados, foram 15 as equipas que terminaram nos Clássicos foram 6, com a vitória a ser conquistada por Sérgio Pestana com o Renault 5.
Mas os reis do espectáculo, foram sem sombras de dúvidas, Cláudio Nóbrega com o Datsun que transpira potência e José Jarimba com o Toyota Starlet.
O balanço final da primeira prova da temporada das rampas terça-feira à noite no Super Especial da RTP.