100%
Volume
00:00
Partilhar - Festa do desporto escolar da Madeira regressa a 22 de maio | RTP Madeira

Festa do desporto escolar da Madeira regressa a 22 de maio

A Festa do Desporto Escolar da Região Autónoma da Madeira envolve, este ano, 8.000 alunos, 400 professores e funcionários, provenientes de 168 escolas da região, revelou o diretor de serviços do Desporto Escolar, Elmano Santos (Vídeo)

A festa do deporto escolar é o culminar das atividades desportivas desenvolvidas durante o atual ano letivo e decorre entre os dias 22 e 25 de maio.

Subordinado ao tema "Laços do Património Cultural", aproveitando as celebrações do ano europeu do Património Cultural, tem como objetivo divulgar o trabalho desenvolvido no domínio educativo e desportivo na Região Autónoma da Madeira, destacando a importância do desporto enquanto veículo privilegiado de promoção do bem-estar e de inclusão social.

"Enquadrado nos objetivos de promoção da diversidade e do diálogo intercultural, pretende-se transmitir uma mensagem associada, reforçando a ligação das pessoas e das comunidades às suas tradições", referiu o responsável.

A cerimónia de abertura irá decorrer no dia 22 de maio pelas 20:30 no estádio dos Barreiros, num evento que terá a participação de mais de dois mil intervenientes de todos os níveis de ensino, além de alunos com necessidades especiais e da população sénior.

Esta iniciativa decorre todos os anos e tem permitido aos jovens "a aquisição de hábitos de vida saudáveis, mas também de valores associados ao desporto, transponíveis para a vida quotidiana".

Durante este ano letivo, cerca de 15 mil alunos foram alvo das atividades do desporto escolar que culminam agora com provas em 40 modalidades diferentes e com a ajuda de 400 professores e funcionários, pertencentes a 168 escolas da região.

O secretário regional da Educação, Jorge Carvalho, destacou que o desporto escolar, sendo um espaço de formação desportiva, pretende também despertar os mais novos "para a arbitragem, o dirigismo", ao mesmo tempo que são também educados "enquanto espetadores".

Valoriza-se, desta forma, "o jogo limpo e não a batota", bem como a "simpatia clubística pela escola e não a violência", formando-os enquanto cidadãos, acrescentou.

C/LUSA