Os amadorenses foram a força dominante ao longo de grande parte do 90 minutos, no Estádio José Gomes, isto apesar de terem passado por um sobressalto à beira do apito para o intervalo, quando viram Paulo Vítor acertar em cheio na barra da baliza à guarda de Bruno Brígido.
Já no segundo tempo, os homens da casa voltaram à carga e chegaram, inclusive, a reclamar grande penalidade, em duas ocasiões distintas. No entanto, em ambas, o árbitro, Rui Costa, mandou seguir, e, já aos 81 minutos, Pipe Gómez marcou o golo que selou o marcador.
Com este resultado, e a apenas uma jornada do final da presente temporada, o pódio fica composto da seguinte maneira: o Moreirense (já campeão) é primeiro classificado, com 73 pontos, o Farense é segundo, com 66, e o Estrela da Amadora é terceiro, com 60.
Significa isto que os amadorenses irão disputar, com o Marítimo, o playoff que vale a última vaga da I Liga. A primeira mão irá realizar-se no Estádio José Gomes, no próximo dia 3 de junho, e a segunda nos Barreiros, a 11 do mesmo mês.
O Nacional, por sua vez, recupera a 15.ª posição, imediatamente acima da ‘linha de água’, deixando para trás o B SAD, equipa que, na véspera, derrotou a Oliveirense, por 2-1, e com a qual irá lutar, na última ronda, pela manutenção.