Pelas mãos de Ricardo Gonçalves, o modelo da marca do losango é uma forte aposta daquela na popularização da sua utilização em competição. Com os Rally5 a adotarem uma filosofia próxima dos anteriores R1, esta viatura tem um custo bastante controlado mas como desde cedo se revelou um bom modelo para competir tem forte contingente de pilotos a o utilizar em vários troféus, no ERC e ainda em países como a França, Itália, Suíça ou Espanha.
O Renault Clio Rally5 assenta na base do Clio RS Line e tem um motor de quatro cilindros em linha com 1.330 cc. Com uma eletrónica Life Racing, atinge as 6.500 rpm e debita 180 cavalos de potência e um binário de 300 Nm. A transmissão é feita através de uma caixa de 5 velocidades sequencial da Sadev e diferencial autoblocante tipo ZF. Em asfalto utiliza jantes de 16 polegadas e a suspensão está a cargo de amortecedores não reguláveis da Bos Suspension. O peso mínimo é de 1,080 kg.