A competição na Madeira nos ralis em 2023 é composta pelo Campeonato Absoluto, pelo Campeonato 2RM / Janica Clemente, Campeonato Absoluto Equipas, pelo Troféu Eng. Rafael Costa e Troféu Melhor Equipa Feminina.
No Campeonato 2RM / Janica Clemente, as viaturas admitidas a pontuar são os RC3; RC4; RC5; Clássicos; Grupos P e X, de duas (2) rodas motrizes (2RM), com cilindrada real até 3500 cm3.
No entanto, permanece o erro do ano passado no regulamento (num caso que envolveu o carro de Rui Jorge Fernandes), desde 2021 que os RC3 passaram a ser viaturas de 4 rodas motrizes, ainda assim, é permitido competirem no troféu reservado a viaturas de duas rodas motrizes.
No Troféu Eng. Rafael Costa consideram-se apenas as viaturas RC4 (apenas Grupo R2 homologados até 31/12/2018); RC5 e P1 (excluindo S1600 e Kit-Car).
Para piloto e navegador pontuarem para o Campeonato da Madeira de ralis, só serão atribuídas pontuações a concorrentes que participem em pelo menos uma prova até à 4ª prova, inclusive.
Um concorrente que comece a participar no Campeonato a partir da 4ª+1 prova não irá pontuar no Campeonato.
Para efeitos de pontuação final contam os seis melhores resultados dos sete ralis e excecionalmente, não se aplica o Art 13.4.2 das PGAK de uma não participação, ou seja, uma não participação não entra nas contas para a classificação final do campeonato.
O Sistema GPS / GSM – é obrigatório nas provas do Campeonato da Madeira de ralis. Este sistema é disponibilizado e controlado pela empresa de cronometragem contratada, sob a jurisdição do Diretor de Prova.
Nos ralis do Campeonato da Madeira será utilizado o sistema “SPICA” fornecido pela ANUBE.
O custo de uso do sistema “SPICA” será de cinquenta euros acrescidos de impostos por evento a ser incluído no valor de taxa de inscrição da prova/evento.
Nos eventos em que o CMCR integre outros campeonatos será o sistema “STELLA” a ser usado por todas as equipas concorrentes com o custo definido para esse campeonato.
Em caso de a viatura não ter o Sistema GPS/GSM instalado, em conformidade com as instruções fornecidas a equipa será impedida de participar na prova.
Manipulação ou interferência – qualquer tentativa será comunicada ao CCD que poderá aplicar uma penalização, que pode ir até à desqualificação. Se no decorrer de uma prova se comprovar que qualquer viatura deixou de ter alimentação no Sistema GPS/GSM por ação deliberada da equipa, esta será desqualificada da prova.
Ralis a contar para o Campeonato Portugal de ralis só pode ser um, atendendo à dispersão geográfica, não seria exequível, quer técnica, quer economicamente, que se disputasse em cada ano, mais do que uma prova/evento no CPR, pelo que a candidatura, será exclusivamente analisada em comparação direta com a prova/evento inserida no CRCM, tendo em consideração que terá de ser realizada no mesmo tipo de piso da prova/evento que pretende substituir.
Pode aqui consultar na integra o Regulamento do Campeonato de Ralis da Madeira 2023