Após as duas vitórias alcançadas no primeiro dia do quinto e último Racing Weekend pontuável para o Campeonato Nacional de Velocidade Turismos 2017/TCR Portugal e TCR Ibérico 2017, o Team Novadriver conquistou o título do TCR Ibérico e o título de Vice-Campeão Nacional.
O quinto lugar do Team Novadriver na primeira corrida deveu-se a um “drive through” imposto ao piloto madeirense “por uma tentativa de ultrapassagem demasiado ousada” a Rafael Lobato, nas palavras do colégio de comissários desportivos. Com esta penalização, Francisco Abreu caiu para quinto, de onde já não conseguiu recuperar.
Com o título ibérico assegurado, Francisco Abreu saiu do quinto lugar da grelha de partida para a derradeira corrida do fim de semana. Encetou uma fantástica recuperação que não consumou nova vitória para o piloto do Team Novadriver porque faltaram voltas, já que o Campeão Ibérico 2017 terminou a prova a um pouco mas de um centésimo de segundo do vencedor.
Contas feitas, o Team Novadriver alcançou duas “pole positions”, quatro voltas mais rápidas e duas vitórias, rematando esta exibição de classe da equipa e do seu piloto, Francisco Abreu, com mais um título e a honra de ser o vice-campeão do CNVT 2017.
FRANCISCO ABREU – “O dia não correu também como ontem, em termos de resultados, mas a corrida 3 foi muito animada e decidida por uma penalização inexplicável. Depois foi recuperar na última corrida e ainda deu para chegar ao segundo lugar depois de largar de quinto. Mas o destaque tem de ir, naturalmente, para o título ibérico que me deixa muito satisfeito e que é o corolário de uma época onde o azar e alguns erros nos prejudicaram. Sou o primeiro campeão ibérico TCR e isso é algo que tenho de destacar, juntamente com mais um vice-campeonato nacional.”
César Campaniço – “Sensação de dever cumprido com mais um título conquistado para o palmarés do Team Novadriver! O primeiro dia foi perfeito, com a equipa a entregar um carro fabuloso ao Francisco Abreu e este a fazer um excelente trabalho, confirmando todo o seu talento. A vitória no TCR Iberico sublinha o carácter da equipa, nunca baixámos os braços e terminamos a temporada de 2017 com este honroso título e com o vice-campeonato assegurado. Hoje o dia começou cedo e com uma penalização que ainda não digerimos muito bem, mas o Francisco voltou a estar imperial e na derradeira manga do fim de semana, recuperou de quinto até segundo, que poderia muito bem ser primeiro caso tivesse mais algumas voltas. Balanço muito positivo no final deste Racing Weekend e, apesar de tudo, da temporada 2017, culminada com o título TCR Ibérico.”