Dois atletas madeirenses disputaram no passado sábado os Campeonatos Nacionais de Taekwondo de Combates Cadetes e Juniores, que reuniu muitos praticantes da modalidade no Pavilhão Municipal Torre da Marinha, na margem sul do Tejo, no Seixal, em Setúbal.
Neste Campeonato Nacional participaram aproximadamente 280 atletas, representando 57 clubes e dez associações, todos a disputar os títulos de Campeão Nacional.
A atleta madeirense Margarida Ferreira, do Clube Desportivo Unidos da Camacha, alcançou o terceiro lugar no escalão de Cadetes, Jerónimo Sousa do Club Sport Marítimo, que competiu no escalão de Juniores, acabou por se classificar em 5º lugar na sua estreia neste escalão.
Os madeirenses, foram acompanhados na competição pelo treinador Mário Rodrigues, 4º.Dan e responsável técnico da ATKDM.
Este ano, os Campeonatos registaram a introdução de novas áreas de combate: três das cinco zonas de competição deixaram de ser o habitual quadrilátero para dar lugar a espaços octogonais que estimulam a competição, aumentando a dinâmica do combate.
Em Cadetes, Margarida Ferreira do Clube Desportivo Unidos da Camacha perdeu nas meias finais com a atleta da casa (Setúbal), depois dos dois primeiros ’rounds’, muito tácticos, onde a diferença se reduziu a um ponto de desvantagem. Margarida passou ao terceiro ’round’ sempre ao ataque, num combate muito intenso com várias trocas de técnicas, a atleta setubalense mais experiente, foi mais eficaz e acabou por afastar a madeirense da final, acabando esta por subir ao pódio com o 3º lugar, trazendo assim mais uma medalha para a Madeira.
Jerónimo de Sousa, do Club Sport Marítimo, estreando-se no escalão júnior, perdeu apenas no acesso às medalhas com o atleta do Porto. Apesar de ter realizado um bom combate, numa troca de técnicas sofreu um pontapé à cabeça que rendeu três pontos de vantagem ao atleta portuense. Jerónimo continuou a pressionar o seu oponente para recuperar dessa desvantagem, mas o taekwondista nortenho mais experiente, conseguiu segurar a vantagem, apurando-se para a meia-final, obrigando o atleta madeirense a ficar com o 5º lugar.
De referir que os taekwondistas madeirenses combateram nesta competição com colete e capacetes electrónicos, através dos quais os pontos são automaticamente registados e atribuídos a cada impacto. Esta foi uma desvantagem para os atletas da Madeira, uma vez que na Região a Associação de Taekwondo da Madeira ainda não possui este material para treino.
No final, o treinador principal Mário Rodrigues, mostrou-se satisfeito com o nível patenteado nesta competição pelos seus atletas e naturalmente feliz pelo facto de os mesmos terem logrado obter não só classificações honrosas, mas por terem conseguido trazer mais uma medalha nacional para a Madeira.