Esta etapa do Campeonato de Portugal de Novas Energias – Prio, tem a partida marcada para as 14h30, do dia 16 de setembro, na Avenida Sá Carneiro, no Funchal, terminando a primeira secção na Eira do Serrado.
Integrada nesta secção será realizada na mesma avenida, pelas 14h35, uma Street Stage, junto ao Pestana CR7 Hotel, unidade que também acolherá o centro de comando do evento, sendo seguramente um momento de grande espetáculo e confraternização, dentro das regras automobilísticas e de cumprimento do código da estrada que pautam todas estas provas.
A segunda secção, que terá lugar ainda no sábado, dia 16, arranca às 17h15, no Parque de Reagrupamento e será em sentido inverso entre a Eira do Serrado e trará os concorrentes de volta ao Funchal onde estarão em exposição até às 19h00 na Praça do Município.
O Casino da Madeira acolherá o jantar oficial, que contará com a presença das entidades oficias e patrocinadores, onde todos os concorrentes serão agraciados com os prémios de presença.
No domingo dia 17 de setembro, a Eco Rally Madeira ruma a Machico, município onde será disputada a terceira e última secção. O culminar da etapa acontecerá na praça, junto ao Fórum daquele concelho, com cerimónia de pódio, pelas 13h00 e consagração dos vencedores das várias classificações. Para despedida do evento, a caravana irá disfrutar do almoço de encerramento, que terá lugar no Engenho do Norte, no Porto da Cruz.
Esta prova terá uma distância total de 183 km, distribuída por 14 sectores de regularidade num total de 105 km.
Para além do campeão do mundo, espera-se uma forte participação de equipas da Madeira e, naturalmente, das principais equipas que se encontram a disputar o Campeonato de Portugal de Novas Energias – Prio, como é o caso, a título de exemplo, de Eduardo Carpinteiro Albino/José Carlos Figueiredo, em Kia, Nuno Serrano/Alexandre Berardo, também em Kia, Pedro Morais/Sílvia Coutinho, em Hyundai ou de Hugo Batista/Ivo Tavares, em Tesla, entre outros.