Em jogo em atraso da jornada 12 com o CAB Madeira, o Sportiva entrou a marcar a resposta imediata das madeirenses deixava antever um jogo movimentado.
O Sportiva chegou aos 7-5 mas o CAB anulou a desvantagem e num ápice passou para a frente do marcador, com uma vantagem que chegou a ser de 10 pontos aos 21-11.
As açorianas ainda responderam reduzindo a diferença para metade, terminando o período a perder 21-16.
O segundo quarto trouxe mais do mesmo com o Sportiva mal no ataque, fazendo varios turnovers, mas com o CAB também a não mostrar tanto acerto.
As açorianas nivelaram o marcador, com Aliyah Mazyck e Vânia Sengo a ajudar o Sportiva, que mesmo sem jogar o seu melhor basquetebol passou para a frente do marcador, terminando o parcial com uma vantagem de dois pontos (37-35), deixando tudo em aberto para o resto do encontro.
O Sportiva veio do balneário com vontade de resolver rapidamente as coisas e entrou a todo o gás, fazendo um parcial de 9-0 alargando a diferença para o onze pontos.
A meio do terceiro quarto, numa entrada para o cesto, Nausia Woolfolk sofreu uma falta dura e teve mesmo de sair.
O Sportiva ressentiu-se e disso se aproveitou o CAB para se reaproximar no marcador. A diferença esteve em apenas dois pontos.
Nas madeirenses nota para Paige Cannon, com 25 pontos, 8 ressaltos, 4 assistências e cinco roubos de bola.
O 3° quarto terminou com vantagem do Sportiva de quatro pontos à maior (51-47).
O quarto e decisivo período voltou a ter muito equilíbrio, mas com o Sporitva mais forte. A equipa de Ricardo Botelho manteve sempre a vantagem no marcador, diferença que foi aumentando com o andar do relógio terminando com o marcador a registar 67 – 57.-
No Sportiva destaque para a norte-americana Aliyah Mazyck, com 20 pontos, 9 ressaltos, quatro assistências e seis roubos de bola.
Foi o décimo triunfo consecutivo do Sportiva na Liga Feminina, açorianas que lideram a classificação quando faltam duas partidas para terminar a fase regular.