Em 2008 foi-lhe diagnosticado otosclerose e, em 2017, esclerose múltipla. Aos 33 anos Eduardo Excelente Pinto quer provar que “a vida não termina quando se tem esclerose múltipla, que tudo é possível e que nunca devemos desistir dos nossos sonhos”.
Depois de em 2016 ter sido obrigado a desistir do MIUT aos 60kms, devido a uma lesão, este ano o atleta volta a participar na prova com o objetivo de “concluir o máximo de provas do circuito de Trail Ultra Endurance, com especial enfoque no Madeira Island Ultra Trail”.
Se completar pelo menos 3 provas do Campeonato Nacional, Eduardo terá os pontos necessários para entrar no sorteio para participar no UTMB (Ultra Trail du Mont Blanc), em França, no próximo ano, considerada a mais importante entre as provas de montanha, com um percurso de 171 km de dificuldade elevada e que conta com passagens por altitudes acima dos 2500 metros. Para já, conseguindo completar a prova na Madeira, Eduardo consegue 5 dos 15 pontos necessários para assegurar o seu lugar na prova internacional em 2019.
O Madeira Island Ultra Trail arranca já no dia 28 de abril no Porto Moniz. A prova é composta por quatro fases que irão passar pelos concelhos do Porto Moniz, Calheta, Ponta do Sol, Ribeira Brava, São Vicente, Santana, Câmara de Lobos, Funchal, Santa Cruz e Machico.