Nem sempre a jogar de forma consistente mas sempre mais eficaz que a sua oponente, Ruzic, de apenas 18 anos, ainda não sabe o que é perder em Portugal. Depois de ter conquistado o torneio de Lagos, igualmente dotado com 25 mil dólares, a tenista croata ainda não conhece o sabor da derrota e vai discutir com a favorita Kristina Kucova o apuramento para as meias-finais.
A eslovaca, atual 111.ª do Mundo, aplicou um duplo 6-2 a Eri Hozumi, do Japão, num encontro onde foi sempre dominadora e no qual nunca precisou de acelerar muito para triunfar.
Com muitas dificuldades voltou a estar a chinesa Qinwen Zheng, quarta cabeça-de-série. A tenista orientada pelo ex-jogador profissional, Pere Riba, entrou mal no embate ante a letã Daniela Vismane, cedendo o primeiro set por 3-6, depois, empatou o encontro com o triunfo na segunda partida por 7-5 (salvou três match points) e, na “negra”, por 6-4.
No entanto, se quiser ser bem sucedida nos quartos-de-final vai ter que fazer muito mais ante a sétima pré-designada Jodie Anna Burrage. A tenista britânica voltou a estar mais determinada que a sua adversária, desta feita a sérvia Natalija Stevanovic, que, com uma percentagem de serviço paupérrima (fez 13 duplas faltas!) ajudou Burrage a ser bem sucedida por 6-2 e 6-1.
Muito consistente continua a jovem sul-coreana Yenwoo Ku. No duelo com a experiente japonesa Lily Miyazaki, a jogadora que vive e treina em Espanha foi claramente superior em todos os momentos do embate que triunfou por um duplo 6-2. Amanhã, esperam-lhe mais complicações, uma vez que terá como adversária a francesa Chloe Paquet. A terceira cabeça-de-série e 122.ª WTA não deu grandes hipóteses a Emina Bektas, dos Estados Unidos, a qual bateu por 6-4 e 6-2.
Finalmente, a italiana Deborah Chiesa continua a melhorar de encontro para encontro, e, hoje, ante a lituana Justina Mikulskyte, precisou apenas de duas partidas (6-2 e 6-2) para regressar aos quartos-de-final de um torneio deste nível.
Agora, terá que aguardar pelo desfecho do duelo que sua compatriota Martina Trevisan vencia ante a israelita Shavit Kimchi (6-1 e 4-3), numa altura em que a chuva obrigou ao cancelamento dos encontros para a manhã de sexta-feira. Chiesa defronta a vencedora.
Na variante de pares, Inês Murta é a única tenista lusa ainda em prova, depois das eliminações das irmãs Matilde e Francisca Jorge nos quartos-de-final.
Murta, que faz dupla com a letã Daniela Vismane, vai medir forças com a britânica Emily Appleton e a japonesa Lily Miyazaki, para tentar o acesso às meias-finais.
Em anexo seguem os quadros de singulares e pares atualizados, a ordem de jogos para amanhã, sexta-feira, bem como as fotos da croata Antonia Ruzic e da francesa Chloe Paquet.
O Madeira Ladies Open está dotado com 25 mil dólares em prémios monetários e decorre de 14 a 21 de Novembro. A entrada é livre.