Em Pasay, nas Filipinas, a partida começou equilibrada, com os germânicos a responderam ao 5-0 inicial dos sérvios, com o primeiro período a fechar com uma vantagem de apenas três pontos para a Sérvia (23-26).
No segundo período, o equilíbrio manteve-se, com várias alterações na liderança do marcador e por isso não foi de estranhar o empate que se registava ao intervalo a 47 pontos.
No retomar do jogo após o intervalo, a Alemanha conseguiu disparar no marcador e colocar uma vantagem de 12 pontos no placard (69-57), com os sérvios a registarem apenas 10 pontos neste terceiro período.
A Sérvia, apesar da ausência da sua grande ‘estrela’ Nikola Jokic, poste que se sagrou campeão na liga norte-americana de basquetebol (NBA) ao serviço dos Denver Nuggets, mas que não esteve no Mundial, nunca desistiu e tentou encurtar distâncias no último período.
Os sérvios chegaram a reduzir para dois pontos a diferença, mas a Alemanha segurou a vantagem e aproveitou o desespero final do adversário para aumentar a vantagem a assegurar o título pela primeira vez, numa competição que decorreu na Indonésia, Japão e Filipinas e em que não sofreu qualquer derrota, tendo vencido nas meias-finais dos Estados Unidos.
Na Alemanha destaque para os 28 pontos, dois ressaltos e duas assistências do base Dennis Schroder, bem apoiado pelo extremo Franz Wagner, com 19 pontos, sete ressaltos e duas assistências.
Do lado dos sérvios destacaram-se Aleksa Avramovic, com 21 pontos, um ressalto e duas assistências, e Bogdan Bogdanovic, com 17 pontos, três ressaltos e cinco assistências.