44 velejadores estiveram presentes num evento singular, pois parte da competição desenvolveu-se nas piscinas naturais do Porto Moniz, num formato de match-racing, ou seja, um contra um, em dois equipamentos iguais, fornecidos pela organização. Além deste formato, os velejadores realizam também uma longa distância ao largo do Porto Moniz.
Este evento, organizado pelo Centro Treino Mar, contou com o apoio da Câmara Municipal do Porto Moniz, tendo ainda como parceiro os Hotéis Aqua Natura. Assim, no sábado, as provas decorreram no interior das piscinas naturais do Porto Moniz, num cenário natural único, como os registos fotográficos assim o demonstram. No entanto, a meio do dia, já com a maré cheia, as provas foram transferidas para o porto de abrigo do Porto Moniz, por razões de segurança, uma vez que a forte ondulação que se fez sentir durante o fim de semana, acabou por galgar a proteção das piscinas, inviabilizando a continuação daquele formato naquele espaço. No entanto, já no porto de abrigo, todas as séries foram concluídas nos quatro escalões, tendo como vencedores desse dia: Margarida Freitas, nos iniciados, Manuel Diniz nos juniores, António Perestrelo nos séniores e Bruno Fernandes nos masters.
No Domingo, apesar de se manterem condições de vento fraco, foi possível também realizar a longa distância ao largo do Porto Moniz, com largada e chegada dentro do porto. Desta feita, a vitória sorriu a Filip Vasconcelos nos iniciados, João Caires nos juniores, Pedro Moura nos séniores e Alberto Rodrigues nos masters.
Feitas as contas dos dois dias, sagram-se vencedores do 3º Grande Prémio de Windsurf do Porto Moniz 2024: Filip Vasconcelos nos iniciados masculinos e na geral, Margarida Freitas nos iniciados femininos, Matias Menezes nos juniores, Pedro Moura nos seniores e Margarida Sousa nos masters femininos e 7ª da geral, e Bruno Fernandes nos masters masculinos.
Num ambiente descontraído, mas ainda assim abraçando o desafio quer nas piscinas, quer depois em mar aberto, os velejadores presentes disputaram dois dias de intensas regatas, que culminaram com a entrega de prémios nas piscinas naturais do Porto Moniz, contando para o efeito com a presença do Presidente da Câmara Municipal do Porto Moniz, Dr. Emanuel Câmara.
Ficou o desafio que repetir o evento no próximo ano, eventualmente alargando o contexto do mesmo para algo de cariz nacional ou mesmo com convidados de fora de Portugal.
O CTM agradece a confiança e o apoio da Câmara Municipal do Porto Moniz, ao seu parceiro neste evento, os Hotéis Aqua Natura, bem como a todos os que, voluntariamente, contribuíram para o sucesso do evento. Uma palavra de apreço aos velejadores que também produziram um registo fotográfico para a posteridade.