Foram 35 as equipas que se inscreveram na sexta prova da temporada de Rampas do Troféu é da AMAK.
Por entre os kartcross destaque para as presenças do líder do campeonato, Gregório Faria, assim como de Sérgio Jesus, que se estreou a vencer na última rampa da época, a do Porto da Cruz, bem como Dinarte Nóbrega, o pluricampeão madeirense de rampas.
Por falar em kartcross, referência para a estreia este ano de Fábio Aguiar com um Semog, carro que pertenceu a Dinarte Nóbrega.
António Giestas também está inscrito com o BRC, piloto que venceu a Rampa do Monte, regressa após ausência na prova do Porto da Cruz. Miguel Sousa também marca presença com o BRC.
Rampa da Ribeira Brava que marca a estreia de Pedro Figueira ao volante, jovem piloto que já participou em várias provas nas funções de navegador, agora passa para o volante e vai competir na Ribeira Brava com o Toyota Yaris com o qual o pai, Nuno Figueira, se estreou no automobilismo regional. Resta acrescentar que será o experiente navegador Nélio Martins a acompanhar o jovem piloto.
Outros laços familiares há nesta rampa, assim é para a nova dupla feminina, será a única equipa feminina presente na Rampa da Ribeira Brava, Laura Ferreira e Margarida Ferreira.
Laura Ferreira tem vindo a competir com regularidade no automobilismo madeirense e vai proporcionar à irmã, Margarida Ferreira, na Rampa da Ribeira Brava, a estreia em competição como navegadora.
Ao que foi possível apurar o pai desta nova dupla, João Carlos Ferreira fará equipa com outra filha, a Inês Ferreira, que também se estreia no automobilismo regional e igualmente como navegadora. Equipa que vai competir com o Peugeot 208 R2 com o qual o piloto tem vindo a evoluir nos últimos tempos.
Face aos recentes incêndios a organização, a cargo do Departamento de Desportos Motorizados do Nacional, teve que alterar o percurso da sexta prova da temporada do Troféu de Rampas da AMAK.
Ao invés do traçado idealizado no Lugar da Serra, a rampa vai decorrer na Estrada Regional, entre a Ribeira Brava e o Campanário, a exemplo do que aconteceu em 2022.
Os incêndios afetaram a estrada onde se iria realizar a rampa, estrada que não oferece condições, comprometendo a segurança, levando a Organização a mudar o trajeto da prova.
O aditamento para a Rampa Regional da Ribeira Brava 2024 com alteração do percurso da rampa e respetivo mapa.
Rampa que tem uma prova extra na sexta-feira à noite, às 21:30, no centro da Ribeira Brava com o traçado que a imagem mostra.