Os trabalhos arqueológicos realizados iniciados em 1998 pela Associação de Arqueologia e Defesa do Património da Madeira (ARCHAIS) no cento histórico de Machico, na Madeira, vão estar em destaque numa iniciativa promovida quinta-feira pelo município local.
A Câmara Municipal de Machico vai realizar, na Sala de Exposições Temporárias do Solar do Ribeirinho – Núcleo Museológico de Machico, a rubrica “Conversas do Solar”, para falar das ações desenvolvidas nos últimos 20 anos em espaços como aquele local, a antiga Alfândega, a Junta de Freguesia de Machico e Casa da Travessa do Mercado.
Estas investigações, realizadas em parceria com o município de Machico, têm originado “estudos de história local, de âmbito associativo e académico, permitindo conhecer a realidade da vida social e económica da primeira localidade da Madeira, povoada no século XV”, diz a nota divulgada pela autarquia.
A conferência será apresentada pela coordenadora do Solar do Ribeirinho – Núcleo Museológico de Machico, Isabel Gouveia.
LUSA