O Teatro Municipal Baltazar Dias celebra até sexta-feira o centenário do nascimento do ator madeirense mais internacional de sempre, Virgílio Teixeira, com várias iniciativas que vão homenagear este que foi uma figura marcante do cinema do século XX.
Hoje decorre um colóquio, entre as 10h00 e as 17h30, com a participação de Maria do Carmo Piçarra e José Manuel Peláez Ropero (Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho), Paulo Miguel Rodrigues e Ana Salgueiro (Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais da Universidade da Madeira), Paulo Cunha (Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, da Universidade de Coimbra), Leonor Areal (Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa) e José da Costa Ramos (Ex-Presidente do Instituto do Cinema, Audiovisual e Multimédia e Ex-Presidente da Tobis Portuguesa).
Está também patente uma exposição com o espólio do ator, doado ao teatro municipal pela família de Virgílio Teixeira. E na sexta-feira tem lugar um espetáculo a cargo de Vânia Fernandes e Paulo Ferraz.
A RTP-Madeira preparou também um documentário sobre a vida do ator, que vai ser exibido esta noite, após o Telejornal.