A empresa “La Pirotecnica SAGL di Colombo”, a representar a Suíça, que apresentou o tema “Ícones – Lendas do Rock”, na atuação do dia 17 de junho, conquistou o “Troféu do Atlântico”, na escolha do júri. Por seu turno, a “Brezac Artífices”, a representar a França, com o tema “O 5.º Elemento”, no dia 3 de junho, ganhou o “Troféu Madeira. Tão Tua”, na votação do público.
O espetáculo helvético decorreu sobre uma banda sonora especialmente elaborada, que traduziu, fundamentalmente, os ritmos, mudanças e evoluções dos fogos de artifício. Tratou-se de um conjunto de músicas que visou estimular quem assistiu, despertando sensações que se materializam e expressam-se na coreografia dos lançamentos.
Em relação à performance francesa contou como a vida nasce da harmonia dos elementos, que os descreveu em quatro partes bem diferentes: Ar, Fogo, Água e Terra. Os quatro elementos uniram-se para dar origem ao quinto: a Vida, evidenciada por uma abundância final multicolorida.
De referir que o terceiro país que estava em concurso foi o México, através da empresa “Pirotecnia Reyes S de RL de CV”, com o tema “Canta Baila Madeira”.
A votação decorreu durante o período dos espetáculos, e durante esta semana, através de tômbolas colocadas nos centros comerciais La Vie e no Posto de Informação Turística da Direção Regional do Turismo, na Avenida Arriaga, e na noite de cada um deles, no Cais do Funchal.
Amanhã a capital madeirense recebe a atuação da empresa organizadora com o tema “Rituais”, a partir das 22h30.
Para este espetáculo de encerramento, a Macedo’s Pirotecnia criou, num espaço mais amplo e já conhecido do público, um programa de elevada coordenação entre o fogo de artifício e os demais meios multimédia selecionados, com especial realce para a visualização de ecrãs vídeo e projeções em duas torres sobre plataforma situada na área marítima circundante da Pontinha.
A empresa alia a pirotecnia tradicional, que constitui um importante património da oferta turística da Região Autónoma da Madeira, a um suporte musical criteriosamente selecionado e a um conjunto diversificado de elementos multimédia, pretendendo a obtenção de um conjunto de momentos integrados de harmonia estética e dimensão lúdica.
O Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, faz um balanço positivo dos espetáculos piromusicais da edição de 2023 do Festival do Atlântico, cuja origem remonta a 2002, e que há muito que se afirmou no destino Madeira. “Tudo decorreu conforme as expetativas com uma afluência muito significativa de residentes e de visitantes que o engrandeceu ainda mais e que constitui um contributo importante para o enriquecimento da diversidade do calendário de eventos que a Região Autónoma programa ao longo de todo o ano”, realçou, endereçando um convite para que o público assista hoje e amanhã aos espetáculos da empresa organizadora.
O encerramento acontece hoje no Porto Santo, pela meia noite, após as marchas populares de São João, e amanhã no Funchal, a cargo da empresa organizadora do evento, a Macedo’s Pirotecnia (igualmente responsável pela abertura).
A edição de 2023 do Festival do Atlântico teve abertura oficial no dia 2 de junho, em Machico, no primeiro dia do Mercado Quinhentista.