A iniciativa é promovida pela Secretaria Regional de Educação, através da Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia (DSEAM), acontece entre os dias 07 e 18 de junho e reflete o trabalho desenvolvido nas áreas artísticas ao longo do ano letivo nas escolas e instituições de ensino, públicas e privadas, da Região Autónoma da Madeira.
Na apresentação, o secretário com a tutela, Jorge Carvalho, ressalvou a dimensão do evento, já que os atuais apreciadores de arte passaram por este processo educativo.
"Esta dimensão é resultante também da perceção, perspetiva social e comunitária que a sociedade madeirense possui das artes, e isso é fruto de todo esse processo educativo", afirmou, concluindo que "são muitos aqueles que hoje, no seu dia-a-dia, na sua vida social passaram já por este processo educativo, formativo de contacto com as diferentes formas de arte".
A SRA envolve pintura, dança, teatro, expressão plástica entre outras atividades ligadas à arte, que os jovens adquirem desde o pré-escolar ao ensino secundário, e terá o epicentro na baixa funchalense, como destacou o diretor de serviços do DSEAM, Virgílio Caldeira.
"Com este evento, que decorre em 15 espaços da baixa funchalense e pontualmente nos municípios de Machico, Porto Santo e Ribeira Brava, queremos legitimar a sua importância e perpetuar todas estas manifestações artísticas e culturais", afirmou.
Relativamente ao ano transato, a SRA aumentou não só o número de dias, mas também os espaços de atuação, os grupos e as escolas artísticas.
"A organização é cada vez mais confrontada por um leque variado de propostas artísticas merecedoras de destaque, pelo que decidimos alargar o período de performances de maneira a contemplar um maior número de projetos", disse.