A Região passou a contar no seu espólio com uma pintura a óleo sobre tela “Retrato de João José Xavier de Sá Machado – 1º Conde do Carvalhal”,
A doação foi feita pela Associação dos Amigos do Museu Quinta das Cruzes. A cerimónia contou com a presença do Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, que na oportunidade agradeceu “a generosidade das pessoas que fundaram esta associação”, destacando o empenho do seus dirigentes “à causa pública”.
O governante aproveitou a cerimónia para lançar o repto para que “a associação passa a ser de todos os museus da Região”, deixando claro que a Direção Regional da Cultura está aberta a sugestões que venham a propor”.
João José Xavier do Carvalhal Esmeraldo Vasconcelos de Atouguia Bettencourt Sá Machado nasceu no Funchal a 7 de março de 1778 e faleceu a 11 de novembro de 1837. Recebeu o título 1º. Conde de Carvalhal a 5 de setembro de 1835, após regresso do exílio em Londres. Foi uma personalidade proeminente da sociedade madeirense, relevando-se como empreendedor, filantropo e defensor dos ideais liberais.
Era filho de João do Carvalhal Esmeraldo de Atouguia Albuquerque e Câmara (1733-1790) e de Isabel Maria de Sá Accioly da Câmara Leme (1741-c.1820), pertencendo às mais ricas e influentes famílias madeirenses. Possuidor de uma das maiores fortunas de Portugal, com propriedades em território continental e nos Açores, foi senhor e administrador de vários morgados na ilha da Madeira, por herança familiar, destacando-se o do Espírito Santo (Lombada dos Esmeraldos, Ponta do Sol), do Carvalhal (Ponta Delgada), da Água de Mel (Machico), do Paul do Mar (Calheta), das Neves (Funchal).
A autoria do retrato é atribuída a João José do Nascimento, natural de Machico, nasceu em 1784 e faleceu por volta de 1850. Pintor essencialmente de retrato, mas também de temas religiosos e de paisagem. Frequentou as aulas de desenho na corte sob a docência de Eleutério Marques e foi discípulo do pintor português Joaquim Leonardo da Rocha (1756-1825), professor responsável pela “Aula de Desenho e Pintura do Funchal”, criada pela carta régia de 7 de junho de 1809.
Do 1º Conde de Carvalhal existem outros dois retratos, um pertencente à coleção do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA Inv.: 1234 Pint), da autoria de Domenico Pellegrini (1759-1840), datado de 1800, que esteve em exposição no Museu Quinta das Cruzes, em 2017, no âmbito do projeto conjunto “Obra Convidada” e um outro pintado por Joaquim Leonardo da Rocha (1756 – 1825), datado de 1818, que tudo indica ter sido inspirado no retrato anterior e que se encontra numa coleção particular.
O retrato estará exposto na sala 9 do Museu Quinta das Cruzes e poder ser visitado de terça a sábado das 10 às 12.30 e das 14 às 17.30.