É já nesta quinta-feira que o Quinteto de Sopros Atlântida com os músicos da Orquestra Clássica da Madeira interpreta o segundo concerto deste ciclo de concertos de abril, denominado de "Música em abril! Arte tradição e história!"
O Museu do Barroco, anexo à Igreja Matriz de São Jorge, em Santana, deve abrir portas em setembro. Numa fase inicial, as visitas serão gratuitas. O projeto foi financiado por fundos comunitários e apoios regionais, num total de 300 mil euros.
Aproximar a Madeira e os Açores na área editorial é o desafio abraçado pela nova diretora de serviços, recentemente nomeada para o serviço de publicações da Direção Regional de Cultura. Em entrevista à Antena 1 Madeira, Cláudia Faria fala de diversas parcerias com os Açores e que já resultaram na nova Revista Islenha.
A Orquestra Clássica da Madeira vai realizar dez concertos até ao final de abril, com pequenos agrupamentos. O primeiro evento teve lugar esta terça-feira na Madeira Wine Company.
Berardo - Museu Arte Deco (B-MAD) abre a 24 de abril, em Alcântara, em Lisboa, com uma exposição baseada nas coleções de Arte Nova e Arte Deco do colecionador e empresário José Berardo, incluindo recentes aquisições inéditas, revelou esta terça-feira a organização.
A Feira do Livro do Funchal acontece entre 12 de 21 de novembro. O anúncio foi feito pelo Presidente da Câmara Municipal. Miguel Silva Gouveia adiantou que José Saramago será o escritor protagonista este ano.
Filha do Nobel da Literatura José Saramago, Violante Saramago Matos, cedeu à autarquia do Funchal, um exemplar de toda a obra do escritor português. Ao Presidente da Câmara Municipal do Funchal ofereceu duas obras: "A Caverna" e o "Ensaio sobre a Cegueira". Espólio ficará à disposição dos funchalenses para consulta.
A Feira do Livro do Funchal realiza-se entre 12 a 21 de novembro e vai fazer uma homenagem ao escritor português José Saramago. Violante Saramago Matos será a curadora, e a abertura conta com uma conversa entre Pilar del Rio e o escritor Carlos Reis - responsável pelas comemorações do centenário do escritor José Saramago.
No fim do próximo ano, o bordado passará a ter um Centro de Interpretação. No ano passado, a venda do bordado Madeira caiu 10 por cento.
Madeiraphotostory.pt é o endereço do novo repositório fotográfico sobre a Madeira desde o século XVIII.
Composto pelo pianista Sérgio Pão e a cantora Vânia Banganho, o projeto Live Brisk nasce em 2016, com o propósito de entreter os visitantes e habitantes da Madeira, pelas diversas unidades hoteleiras.
A música clássica vai misturar-se com dois produtos emblemáticos da Madeira: o vinho e o bordado. Embora sejam permitidas apenas cinco pessoas no público, a Orquestra Clássica da Madeira vai dar dez concertos até ao final de abril, com pequenos agrupamentos.
Já está disponível em formato digital o repositório fotográfico sobre a cidade do Funchal e a Região. São mais de 70 fotografias, desde o século 18, que ilustram a visita à Madeira de personalidades ilustres nacionais e internacionais.
Exposição virtual, interativa e dinâmica conta a história do arquipélago e celebra a autonomia da Região. As fotografias, desde o século XVIII, podem ser vistas através do endereço madeiraphotostory.pt . O projeto é desenvolvido no âmbito de um protocolo entre a Câmara do Funchal e a Associação Movimento Madeira Autonomia (MMA).
Celebram-se este ano quarenta edições do maior festival de música para crianças da Região. À reportagem da RTP vencedores revelaram que a participação serviu de rampa de lançamento para uma carreira na música.
Vários artistas e agentes culturais manifestaram-se contra o atual estado da cultura na Região. Pedem uma revisão urgente das medidas em vigor e criticam a falta de regulamentação por parte do governo regional para o setor.
"Sou princesa do meu reino" foi o tema vencedor da 40.ª edição do Festival da Canção Infantil da Madeira. Uma canção com letra de Noémi Reis e música de Maria João Caires.
A Fundação Livraria Esperança, no Funchal, é uma das maiores livrarias do mundo com livros de capa expostos. Conseguiu resistir à pandemia e apesar das dificuldades, durante este período, as vendas até subiram. O próximo passo é transformar o espaço num centro cultural do Funchal.