A edição deste ano do Mercado Quinhentista de Machico vai ter como tema "O Desembarque", assinalando deste modo o carácter pioneiro que o concelho asumiu na ocupação da Madeira e na própria História da Expansão Portuguesa.
O Mercado Quinhentista de Machico deste ano acontece nos dias 7, 8 e 9 de junho.
Neste momento de celebração da génese da História da Madeira, as comemorações dos 600 anos do seu povoamento, revelou-se incontornável a temática da chegada dos portugueses a esta Ilha, pois foi na baía de Machico que desembarcaram, pela primeira vez, em julho de 1419, Tristão Vaz Teixeira e Gonçalves Zarco, navegadores ao serviço do Infante D. Henrique.
Com uma localização geográfica estratégica, dada a proximidade com África, à Madeira coube o papel de base de apoio à navegação de exploração da costa ocidental africana e ponto de escala obrigatória para a chamada "aguada" das embarcações portuguesas que, atraídas pelas mercadorias do Oriente e pelo desafio de saber mais, aventuravam-se em grandes rotas marítimas.
A Madeira alcança, assim, uma enorme importância na conquista de novos mundos, na desconstrução de antigos mitos e na transformação do conhecimento do mundo, numa "primeira globalização" que marcou Portugal e o Mundo.