Os museus tutelados pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direção Regional da Cultura, voltam a se associar às comemorações da Noite Europeia dos Museus, que se assinala amanhã, dia 13 de maio. Em quatro espaços localizados nos concelhos de Funchal, São Vicente e Machico estão previstas entradas gratuitas em horário alargado e iniciativas diversas.
No Funchal, o Museu Quinta das Cruzes estará aberto no seu horário normal de funcionamento e reabre às 19 horas para acolher a Noite Europeia dos Museus, com entradas gratuitas até às 23 horas. Neste horário será promovido o Jogo Interativo online “Exploradores Digitais” para famílias e visitantes individuais. Estão também programadas visitas guiadas às 19h30, 20h30 e 21h30. As vistas visam a coleções do museu, complementadas por audição comentada do Orquestrofone, instrumento musical mecânico de 1900 produzido pela fábrica Limonaire Frères, em Paris, localizado nos jardins do Museu Quinta das Cruzes. Também no Funchal, o Universo de Memórias João Carlos Abreu realizará visitas guiadas de 30 em 30 minutos, das 19 às 23 horas.
Em Ponta Delgada (São Vicente), o Solar do Aposento estará aberto no seu horário normal de funcionamento e reabre às 19 horas para acolher a Noite Europeia dos Museus, com entradas gratuitas até às 22 horas. No local poderá também ser visitada a exposição evocativa da artista plástica madeirenses Alice Sousa. O Solar de São Cristóvão (Machico), reabre também após o normal horário de funcionamento, às 18h30, promovendo visitas guiadas até às 22 horas. A Noite Europeia dos Museus é uma iniciativa que foi lançada em 2005 pelo Ministério da Cultura e da Comunicação de França que, anualmente mobiliza milhares de espaços museológicos na maioria dos países europeus. Nesta ocasião, os museus portugueses organizam múltiplas atividades desafiando os visitantes a usufruírem de uma experiência cultural diferente, em período noturno.