O Museu de Arte Sacra do Funchal (MASF) associa-se à celebração do Dia Internacional do Turismo apresentando aos visitantes, no dia 27 de Setembro, um programa próprio para esta data: a possibilidade de acesso à Torre avista-navios, que não está incluída no roteiro habitual da visita ao museu.
Consciente de que o Turismo assume uma importância vital para a economia da Região, com recentes indicadores de franco crescimento, o museu pretende reforçar e diversificar a sua oferta na promoção da cultura insular, oferecendo ao visitante novas formas de se envolver com o lugar e a cidade.
Assim, o Museu de Arte Sacra criou um evento “preparatório” do Dia Mundial do Turismo, convidando os principais, agentes, operadores e instituições que trabalham no setor a fazerem a Experiência da Torre-Varanda-Mirante (The Belvedere Tower Experience), que terá lugar já na próxima segunda-feira, dia 26, pelas 18h30, no terceiro andar do Museu de Arte Sacra. Pretende-se proporcionar a este grupo de convidados do setor do turismo regional, não só um conhecimento mais concreto das coleções de ourivesaria, pintura e escultura, mas também “experienciar” a fruição da cidade e do horizonte, do mar e dos navios, a partir da Torre.
A Experiência da Torre-Varanda-Mirante constitui, portanto, o mote de partida para assinalar este dia, em que o tema definido para este ano pela respetiva Organização Mundial é “Turismo para todos – promover a acessibilidade universal”.
A Torre-Varanda-Mirante é um espaço arquitetónico típico dos palacetes urbanos madeirenses séc. XVIII, destinado inicialmente à observação dos navios que entravam e saiam da baía do Funchal. Inspirado nesta tipologia, a Torre do edifício do Museu de Arte Sacra do Funchal foi essencialmente um espaço vocacionado para o repouso e contemplação da paisagem, pelos bispos que por ali viveram até finais do séc. XIX.
Numa das salas da Torre, o visitante poderá ver uma exposição criada para o efeito. Nela se apresenta uma relação da coleção de navetas do museu, com alguns registos fotográficos selecionados do arquivo.
Inspirando-se na relação entre “Vista, Varanda e Viagem”, em confluência com o imaginário cultural das Descobertas, foi também criado para este Dia dois novos produtos de merchandising que estarão disponíveis na Loja do museu.