A exposição "Museu Cidade – Com os Irmãos Franco" leva para as ruas do Funchal 28 réplicas dos trabalhos dos irmãos Franco, numa altura em que o museu celebra 30 anos de vida.
Esta iniciativa esteve para acontecer no dia da cidade do Funchal, a 21 de agosto, numa data que coincide com os 30 anos do Museu Henrique e Francisco Franco, mas os trágicos acontecimentos no Monte, com a morte de 13 pessoas, ditaram o adiamento.
A exposição que é inaugurada hoje adapta um conceito já reproduzido em Londres e em Lisboa, em que o museu literalmente sai à rua.
Para este caso em particular, da celebração do aniversário do museu, serão exibidas "28 reproduções de obras-primas do acervo, do Museu Henrique e Francisco Franco, em escala real", revela Sandra Nóbrega dos serviços culturais da Câmara Municipal do Funchal.
As ruas das Pretas, da Mouraria e da Carreira – no centro da cidade – foram locais escolhidos pelo "facto de os dois irmãos terem nascido e vivido a sua infância na freguesia de São Pedro e terem começado os seus estudos na Escola de Desenho Industrial António Augusto de Aguiar, escola de artes que funcionava no Palácio de São Pedro, antiga residência do Conde Carvalhal (hoje Museu de História Natural), sito à rua da Mouraria".
A responsável explica também que "esta exposição pretende dar mais visibilidade ao Museu Henrique e Francisco Franco e, consequentemente, aguçar a curiosidade dos visitantes para a visita às obras originais expostas no museu".
Até ao dia 9 de outubro a arte dos irmãos Franco estará nas ruas da cidade do Funchal.
LUSA