A 9.ª Edição do Festival de Órgão da Madeira arrancou ontem, com casa cheia, na Igreja do Colégio. Hoje, prossegue na Igreja de Nossa Senhora da Guadalupe.
O concerto de hoje “promete uma viagem musical” que, estando a cargo da soprano Cecília Rodrigues e do organista Sérgio Silva, irá recriar os sons que, em muitas Igrejas da Inglaterra – e também da Madeira – se ouviam durante o período do romantismo.
Até ao dia 28 de outubro, o Festival de Órgão da Madeira contempla, no total, 11 concertos, em dez Igrejas/Conventos, envolvendo sete organistas numa viagem pelo repertório de seis séculos de música de órgão que ligarão, numa semana, os concelhos do Funchal, Machico, Ponta do Sol e Porto Santo.
A novidade do festival é estender-se pela primeira vez ao Porto Santo, estando integrado no programa comemorativo dos 600 anos do Achamento do arquipélago da Madeira. Este concerto está agendado para o dia 27 de outubro, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade, no Porto Santo, com o objetivo de levar os presentes à descoberta da ilha.
O ciclo de 11 concertos tem entrada livre, sendo uma organização da direção regional da Cultura da Madeira.
Sérgio Silva – Organista