A Biblioteca Municipal de São Vicente acolheu calorosamente os alunos do quinto ano da Escola Básica e Secundária D. Lucinda Andrade (EBSDLA) e serviu de palco à narração de vivências de menino, de experiências de vida, de histórias de autores lusófonos, de autores nacionais e madeirenses.
A panóplia foi particularmente diversificada até porque contou com a presença e intervenção do grupo disciplinar de Português da referida escola, do Presidente da Assembleia Municipal de São Vicente, Aires Santos; da vereadora da cultura da Câmara Municipal de São Vicente, Rosa Castanho; da escritora Sofia Henriques, autora da obra “A cestinha cintilante”; da Ana Ghira, técnica da Direção Regional de Agricultura e autora da obra “Manual de produção de rebentos e plantas jovens” e da coautora Natália Silva.
A afetuosa comunicação oral aliada aos gestos, aos movimentos corporais e à prosódia, permitiu o veicular de histórias que mais não são do que a manutenção da nossa memória de comunidade. Segundo os docentes, iniciativas como esta têm como principais objetivos promover o gosto pela leitura, consolidar os hábitos de leitura e desenvolver a literacia dos jovens alunos.
E porque todos sabemos que, nos dias de hoje, o hábito de leitura diminui com a idade e o lugar ocupado pelos meios tecnológicos é cada vez maior, sendo a leitura por prazer mais esquecida e suplantada pelos jogos, pela navegação pela internet e redes sociais, torna-se fundamental pensar em atividades em que a transmissão oral ofereça deleite e imaginação a crianças e adultos.