"A Diáspora e a Calçada Madeira: praias citadinas e rurais bordadas a preto e branco" vão ser os temas abordados na quarta-feira, na última conferência desta temporada, do Teatro do Funchal, "Madeira de A a Z", anunciou a câmara municipal.
De acordo com a informação da autarquia do Funchal, nestes encontros mensais, que começaram no início do ano, no Teatro Municipal Baltazar Dias, no Funchal, foram abordados temas contidos no Grande Dicionário Enciclopédico da Madeira.
Nesta 7.ª conferência, o tema da Diáspora terá como orador o professor universitário Rui Carita, destacando que é uma situação "quase contemporânea do povoamento" da ilha.
Por seu turno, João Baptista Pereira Silva vai falar da Calçada Madeirense, destacando que é "a expressão de uma arte de pavimentação única em Portugal e no mundo", sendo "muito especial" devido à aplicação de "seixos e/ou calhaus provenientes de rochas vulcânicas e de rochas carbonatadas que são recolhidos em depósitos de praia e fluviais nas ilhas da Madeira e do Porto Santo".
A mesma informação anuncia que este evento regressa em setembro, sendo promovido pela Câmara Municipal do Funchal, em parceria com o Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias, Cátedra Infante Dom Henrique para Estudos Insulares e a Agência de Promoção de Cultura Atlântica, Universidade da Madeira e o Instituto Cultural dos Açores.
LUSA