O Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira promove um "Concerto de abertura do ano letivo – com a Orquestra Académica do Conservatório", que se realiza a 12 de setembro, 2021, pelas 18 horas.
Além da abertura do ano letivo, o concerto marca também a celebração de 20 anos da Orquestra Académica do Conservatório, que iniciou atividade em setembro de 2001.
A atividade artística e pedagógica da Orquestra Académica teve como professores responsáveis o Maestro Rui Massena (de 2001 a 2003), o prof. Robert Bramley (de 2003 a 2015), e o prof. Francisco Loreto (de 2015 até ao presente).
Na sua história, a Orquestra Académica fez digressões à Finlândia (2001), a Gaia e Porto (2003) e a Salamanca (2004).
Durante estes 20 anos de atividade, constituíram a Orquestra Académica do Conservatório cerca de 240 alunos, distribuídos pelos vários naipes, sendo que em média, por ano letivo, a mesma tem sido constituída por cerca de 50 a 70 alunos, formando uma constituição de características sinfónicas: 3 flautas, 3 oboés, 3 clarinete, 2 fagotes, 4 trompas, 3 trompetes, 3 trombones, tuba, harpa, tímpanos, percussão e naipe de cordas com primeiros violinos, segundos violinos, violas de arco, violoncelos e contrabaixos.
O Programa do Concerto é o seguinte:
Franz Suppe: Abertura da ópera «Cavalaria Ligeira»
R. Vaughan Williams: «Folk Songs from Somerset»
G. Rossini: Abertura da ópera «O Barbeiro de Sevilha»
P.I. Tchaikovsky (arr. Merle Isaac): «Capriccio Italiano»
Intervalo
Edward Elgar: Marcha n. 1 «Pompa e Circunstância»
George Bizet: «Les Toréadors» da ópera «Carmen»
Giuseppe Verdi: Marcha Triunfal da ópera «Aida»
Pedro Macedo Camacho: PARABÉNS!!