A igreja do Colégio, no Funchal, é palco para a estreia do 9.º Festival de Órgão da Madeira, que decorre até 28 de outubro, sendo composto por 11 concertos em dez espaços diferentes.
O espetáculo hoje conta com a atuação do organista Matthias Havinga, que vai apresentar um programa dedicado a Johann Sebastian Bach, sendo um dos sete músicos que vão participar neste evento musical.
A novidade do festival é estender-se pela primeira vez ao Porto Santo, estando integrado no programa comemorativo dos 600 anos do Achamento do arquipélago da Madeira.
A música com seis séculos composta para órgão vai ecoar na Sé do Funchal, Igreja do Colégio, Igreja e Convento de Santa Clara, Igreja de São Pedro (concelho do Funchal), Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe (Porto da Cruz), Igreja de Nossa Senhora da Conceição (Machico), entre outras.
O ciclo de 11 concertos tem entrada livre, sendo uma organização da direção regional da Cultura da Madeira.
No dia 27 de outubro, o concerto realiza-se na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade, no Porto Santo, com o objetivo de levar os presentes à descoberta da ilha.
“Seis séculos de música para órgão” é o tema explorado no festival, uma indicação do Governo Regional à direção artística do programa, devendo cada concerto ser dedicado a um determinado século entre os XV e XXI.
Este festival surge também como um elemento de divulgação do investimento feito pelo executivo madeirense nos recentes projetos de recuperação deste tipo de património cultural, descentralizando a oferta organística na região.