No próximo sábado pode ouvir obras dos grandes mestres Haydn e Beethoven, na Sé do Funchal.
Um trabalho artístico com acompanhamento dos coros da maestrina Zélia Gomes e do maestro Brian MacKay, sendo dirigido pelo maestro convidado Martin André.
Este concerto, contará também com a participação da Soprano Mariana Pimenta, a Mezzo-Soprano Rita Coelho, o Tenor Alberto Sousa e o Barítono Ricardo Panela e, ainda, o Coro de Câmara da Madeira e o Záve – ZêzereArts Ensemble Vocal.
O repertório incluirá a Sinfonia nº 3 em Mi bemol, Op55 – "Eróica" de Ludwig van Beethoven e a Missa in Angustiis [Nelson Mass] Hob:XXII Em Ré menor de Joseph Haydn.
Este concerto, inserido no âmbito das comemorações dos 250 anos do nascimento de Beethoven, que deveria ter acontecido em 2020, evoca, através da sua 3ª sinfonia, a sua vida e genialidade.
Um concerto que pode assistir junto com a sua família, com entrada gratuita, este sábado, dia 20 de novembro, pelas 21h, na Sé do Funchal, e desfrutar de um belíssimo repertório a ser interpretado pela nossa Orquestra e seus parceiros convidados.
PROGRAMA:
L. v. Beethoven [1770 – 1827]- Sinfonia nº 3 em Mi bemol, Op55 – "Eróica"
Joseph Haydn [1732 – 1809] – Missa in Angustiis [Nelson Mass] Hob:XXII Em Ré menor
*Maestro Convidado*Martin André*
Martin André frequentou a Yehudi Menuhin School (onde estudou piano) e estudou música na Universidade de Cambridge. Fez a sua estreia profissional dirigindo uma versão de câmara da Aida para a Ópera Nacional de Gales, onde passou várias temporadas como maestro residente. Durante este período trabalhou um vasto reportório, dando particular atenção ao séc. XIX italiano.
Entre 1993 e 1996 foi Diretor Musical da English Touring Opera, dirigindo óperas tanto em Londres como em digressões por todo o Reino Uno na Ópera ido. Em 1996 foi galardoado com o Arts Foundation Conducting Foundation.
Martin André é o único maestro que já dirigiu todas as grandes companhias de ópera britânicas. Desde que deixou o seu cargo na Ópera Nacional de Gales, tem-se apresentado à frente da Royal Opera House, Glyndebourne Touring Opera, Ópera da Escócia, Ópera Nacional Inglesa, Opera North e Ópera da Irlanda do Norte. Em 2000 dirigiu uma produção gravado ao vivo para a BBC de Londres de Le Nozze di Fígaro.
Atualmente divide a sua carreira profissional entre os teatros de ópera e as salas de concerto, dirigindo reputadas orquestras.
A sua carreira internacional inclui compromissos na África do Sul, Albânia, Alemanha, Austrália, Canadá, Estados Unidos, França, Holanda, Israel, Itália, Noruega, Nova Zelândia, Portugal, República Checa e Suíça.