A visita à cidade de Zabrze, na Polónia, insere-se no projeto europeu ‘Let me be your Guide – A walk through of my cultural heritage’. A parceria com uma escola local permitiu a participação dos alunos madeirenses em atividades de conhecimento e de aprendizagem dos modos e vivências da cultura polaca.
Os madeirenses foram recebidos pelo presidente da comunidade de Zabrze, Jana Pawlucha que fez um discurso motivador, salientando que o futuro é das crianças e da importância dos professores no caminho para a aprendizagem: "Kids are born with wings but teachers help them to spread their wings and learn". A Diretora Asha Slowińska agradeceu a hospitalidade dos jovens madeirenses aquando da visita dos estudantes polacos à Madeira, em maio, e reafirmou a importância do projeto para a partilha de experiências entre países com vivências distintas.
Os alunos passaram pela cidade de Cracóvia para visitar as Minas de Sal de Wieliczka que faz parte do património mundial da UNESCO e fizeram uma visita cultural à praça principal da zona velha da cidade com traços medievais. Visitaram a Wilson Shaft Gallery para conhecer um pouco dos artistas plásticos polacos e uma antiga mina de carvão "Sztolnis Krolowa Luiza", construída durante 64 anos (1799 a 1863) tornando-se o mais longo edifício hidrotécnico subterrâneo relacionado com a mineração de carvão ainda em funcionamento.
Nos cinco dias da deslocação à Polónia os alunos da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz desenvolveram trabalhos com os estudantes polacos, anfitriões, e tiveram a oportunidade de provar a gastronomia tradicional daquele país.
O projecto Erasmus+ de Santa Cruz é uma parceria que envolve a Eslovénia e a Polónia e pretende “consciencializar os alunos para a diversidade cultural, ensinando-os a tolerar e valorizar essa mesma diversidade através de experiências e atividades que visam conhecer o património histórico, cultural e ambiental dos países parceiros”.