Foram doadas 48 caixas, nas quais se incluem 655 espécies bibliográficas (440 monografias; 45 publicações periódicas; 17 espécies de material não livro).
A biblioteca do historiador e professor universitário reúne essencialmente publicações sobre a história e política do Arquipélago dos Açores e ainda um conjunto de monografias sobre temas como o Arquipélago das Canárias, Brasil, História de Portugal e Universal, Religião e Literatura.
Estes documentos estarão disponíveis para consulta, após tratamento documental, cumprindo-se, assim, a estratégia de abertura e maior proximidade à comunidade que o Governo Regional defende em todas as áreas mas, particularmente e, neste caso, naquelas que dizem respeito à preservação, valorização e maior diversificação do património bibliográfico da Região.
Em 2017, o ABM recebeu 1507 publicações, a título de oferta, de diversas proveniências, entre as quais se destacam instituições públicas e privadas, câmaras municipais, instituições culturais e de ensino, além de muitas doações de particulares.