A cerimónia terá início pelas 17 horas, no ABM, presidida pela Secretária Regional do Turismo e Cultura, Paula Cabaço.
O acervo é entregue à Região pela sobrinha da autora, Maria Antonieta Abreu Castaño. Deste conjunto documental, com datas entre 1919 e 2014, destacam-se alguns textos originais produzidos na década de 40, além de correspondência diversa, contos, novelas e textos para teatro, num total de mais de 300 documentos.
Além dos documentos pessoais e familiares, este acervo reúne documentação resultante da sua atividade enquanto diretora do jornal infantil "A Canoa" (secção C), que funcionou no Funchal entre 1969 e 1971, como colaboradora da Biblioteca "O Jardim" (secção D), bem como da sua atividade associativa – na Associação "Lions Clube" (secção E) e na Associação Portuguesa de Escritores (secção F).
Este arquivo estará brevemente disponível ao público.
Após a assinatura do auto de doação, segue-se a conferência “Cosmovisão da Ilha e do Mundo: Percursos pela escrita de receção infantojuvenil de Maria do Carmo Rodrigues”, proferida pela Prof.ª Doutora Leonor Coelho.
A exposição no ABM com o título “Maria do Carmo Rodrigues e a escrita de receção infantojuvenil. A Ilha ao Mundo” percorre a vida e obra da escritora, com referências às obras que publicou e aos projetos mais importantes da sua carreira. Inclui uma mostra bibliográfica e documental, com exemplos das suas obras e dos documentos de arquivo doados, que ficará patente ao público até ao próximo dia 31 de maio.
Acresce referir que o Serviço Educativo disponibiliza visitas orientadas à Exposição, destinadas a alunos do secundário e ensino universitário. Para inscrições ou informações, será necessário contactar o ABM.