A Associação de Karting da Madeira (AKM) realizou ontem, dia 2 de julho de 2025, o ato eleitoral para a escolha dos seus Órgãos Sociais para o quadriénio 2025-2029. A votação contou com a participação expressiva de 103 sócios, dos quais 101 votaram favoravelmente na única lista candidata e registaram-se apenas dois votos em branco.
A lista liderada por Rui Abreu, que se recandidatou à presidência da Direção, foi assim reconduzida com ampla aprovação. Segundo palavras do próprio, “foi com muita satisfação que vimos a grande adesão dos sócios nestas eleições, apesar de ser uma lista única. Terem votado mais de cem sócios é sinal que o trabalho realizado neste mandato foi largamente aprovado e sufragado”.
O Presidente reeleito sublinhou o crescimento sustentado da modalidade na região: “Vamos continuar a defender o karting madeirense e trabalhar para apoiar cada vez mais os nossos pilotos na competição. Se hoje temos, regularmente, quatro dezenas de pilotos no nosso campeonato; se 12% dos pilotos do Nacional Rotax são da Madeira; se tivemos, em 2024, três campeões nacionais — tudo isto significa alguma coisa.”
Entre os projetos já em curso e as ambições para o novo mandato, Rui Abreu destacou: A aquisição recente de uma frota de karts de aluguer com apenas dois anos; a compra de dez motores novos para a categoria Júnior; a intenção de dividir a pista por sectores na cronometragem, para potenciar os treinos; a hipótese de iluminação permanente da pista, dependente de apoio institucional.
“Hoje todos os pilotos têm uma box, se assim o desejarem. Vamos continuar com os melhoramentos necessários, como temos feito até aqui. São apenas exemplos daquilo que temos em mente para o futuro da modalidade.”
Em nome de toda a estrutura, o Presidente concluiu com um agradecimento: “Em nome dos Órgãos Sociais, obrigado aos sócios pela confiança que depositaram na nossa equipa.
”Órgãos Sociais Eleitos – AKM 2025-2029
Mesa da Assembleia Geral
Presidente: Luís Nuno Brito Figueira J. Costa
Vice-Presidente: Miguel Óscar Sousa Nunes
Secretários: José Pascoal Araújo Abreu e Ângelo Venceslau Vieira Escórcio
Direção
Presidente: Rui Emanuel de Sousa Abreu
Vice-Presidente: Mário Sérgio Gonçalves Pereira
Tesoureiro: António Duarte da Costa Gomes
Secretários: João António Mendes Dias e Bertino António Gonçalves Faria
Conselho Fiscal
Presidente: Mark Dinis
Vogais: Pedro Miguel Gouveia Jardim Sequeira e Duarte Ruben Gomes Santos
Suplentes: Francisco Filipe de B. Simões Gomes e Ricardo Nuno Livramento Dionísio
Conselho Consultivo
Membros com inerência: José Flávio Ribeiro, Artur José Abreu Batista, Filipe Miguel B.B. Drumond Pires
Membros eleitos: Pedro M. Melville de Araújo, Ricardo J. da Silva Sousa, Jaime F. Câmara, Ricardo Paixão, José M. Drumond Pires