No escalão dos +50 anos, os grandes mestres Alexander Shabalov (Estados Unidos) e Michal Kransekow (Polónia) dividem a liderança, com 5 pontos em 6 jornadas. A meio ponto dos líderes seguem sete jogadores, todos com possibilidades de lutarem pelo pódio final.
Ao nível dos portugueses, o mestre internacional Sérgio Rocha e o mestre FIDE Fernando Ribeiro somam três pontos e dividem a 33.ª posição com mais 12 xadrezistas.
Entre os +65 anos são cinco grandes mestres os jogadores irmanados na frente. Tratam-se do brasileiro Jaime Sunye Neto, do alemão Rainer Knaak, do georgiano Zurab Sturua, do eslovaco Lubomir Ftacnik e do colombiano Alonso Zapata. Todos somam 5 pontos e já partiram para este competitivo torneio nos números cimeiros do ranking.
O mestre internacional Fernando Silva está fazer um bom torneio, situando-se em 14.º lugar, com 4 pontos, os mesmos do 10.º posicionado. Já o mestre FIDE António Pereira dos Santos joga também em terreno positivo, somando 3,5 pontos.
Igualmente equilibrado está o torneio feminino, que junta as jogadoras das categorias de +50 e de +65 anos. A mestre internacional feminina Sopio Tereladze (Geórgia) e a mestre internacional absoluta Masha Klimova (Israel) empataram o duelo entre ambas na sexta jornada e passaram a somar 4,5 pontos, recebendo a companhia no comando da mestre internacional Silvia Alexieva (França).
A meio ponto estão seis jogadoras, entre as quais a lenda viva Nona Gaprindashvili (Geórgia) número 1 do torneio e, aos 83 anos, à espreita do título mundial feminino de +65 anos. Madalena Silva, a representante lusa nesta competição, averba 2 pontos e segue em 27.º.
Os Mundiais de Veteranos vão até ao dia 28 de novembro e faltam cinco jornadas para o final. Para os que pretendem voltar aos tabuleiros haverá um torneio de semi-rápidas, uma das atividades paralelas previstas para estes Mundiais no Vila Baleira Hotel.