A capitania do Porto do Funchal prolongou o aviso de mau tempo para a orla costeira da Madeira devido às previsões de vento muito forte, agitação marítima e má visibilidade.
O aviso tem por base as indicações do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que colocou o arquipélago sob aviso amarelo para vento, chuva e agitação marítima, que é agravado para laranja nas zonas montanhosas e costa sul da ilha da Madeira.
Segundo a autoridade marítima regional, o vento deverá ser “por vezes muito forte durante a tarde, aumentando temporariamente para forte a muito forte durante a noite”, e a visibilidade no mar “temporariamente fraca a má”.
Quanto à ondulação, as previsões apontam para ondas na ordem dos cinco metros na costa norte, sendo até quatro metros na parte sul.
Face a esta situação meteorológica, a capitania recomenda cuidados redobrados “tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras”.
O reforço da amarração e vigilância apertada às embarcações, e evitar-se passeios em zonas de risco e a prática de pesca lúdica são alguma das indicações dadas.