Esta iniciativa teve como objetivo explicar às crianças, de uma forma lúdica e dinâmica, a importância da diversidade dos grupos alimentares para refeições nutritivas e equilibradas.
Este primeiro desafio consistiu na apresentação visual de cinco almoços diferentes, um por cada dia da semana, que fossem saudáveis, equilibrados, completos e coloridos, sendo um dos critérios a seleção de alimentos fontes de proteínas, hidratos de carbono, micronutrientes e fibras. De modo a tornar a atividade mais dinâmica e criativa para as crianças, a proposta deveria ser multicolorida e a construção visual acompanhada de uma descrição das refeições concebidas.
Os alunos da Madeira apresentaram um trabalho com inúmeros elementos diferentes, entre os quais cápsulas de café usadas, recortes, sementes, flores e pedaços de madeira.
Para além do cuidado e brio na apresentação final, destacou-se a presença da sustentabilidade pelo aproveitamento de recursos usados na elaboração de cada prato.
Outro dos critérios a destacar foi o detalhe na apresentação de cada ingrediente, que apresentou ao pormenor o nome de legumes e peixes menos comuns, como o bodião.