"Quero aqui anunciar que Jaime Leandro continuará a ser o líder do grupo parlamentar do PS/Madeira na Assembleia Legislativa Regional", afirmou o presidente da Comissão Regional do partido, Gil França, em conferência de imprensa no parlamento madeirense.
O dirigente vincou que a decisão de Jaime Leandro foi "corajosa, leal e de defesa intransigente dos princípios que devem reger a autonomia", mas a direção do partido pediu que reconsiderasse, o que efetivamente aconteceu.
O líder do grupo parlamentar do PS na Assembleia Regional demitiu-se no final de março por considerar que a estrutura autónoma do partido fora ultrapassada, na sequência de uma reunião entre o secretário-geral e primeiro-ministro, António Costa, com dirigentes do Juntos Pelo Povo (JPP).
Nesse encontro, terá sido negociado um acordo no sentido deste partido apoiar uma recandidatura de Paulo Cafôfo à Câmara Municipal do Funchal.
Paulo Cafôfo foi eleito nas últimas eleições autárquicas pela coligação "Mudança" (PS, BE, MPT, PTP e PAN), ao passo que o JPP venceu com maioria absoluta a Câmara Municipal de Santa Cruz (zona leste da ilha) e, posteriormente, em 2015, elegeu cinco deputados ao parlamento madeirense.
"Eu pedi a minha exoneração para defender os interesses do Partido Socialista e reconsiderei essa decisão precisamente para continuar a defender os interesses do Partido Socialista", explicou Jaime Leandro, vincando que é uma "pessoa de convicções" e que foi "sensível" à solicitação do líder regional, Carlos Pereira, e da Comissão Política para continuar a liderar a bancada parlamentar na Assembleia Legislativa da Madeira, onde o grupo é constituído por cinco deputados.