A partida do Grupo B, que integra ainda as equipas do Sporting e Farense (II Liga), parecia que iria terminar com um ‘nulo’ no marcador, até, que, em cima dos 90, Hernâni bombeou a bola para a ala direita, onde Leonardo Ruiz colocou a jeito para Aderllan Santos resgatar os três pontos.
Os ‘verde rubros’ viram o seu jogo ‘amarrado’ quando ao minuto 24 ficaram reduzidos a 10 elementos, após Chucho Ramírez ser admoestado com um vermelho direto.
O avançado venezuelano levantou a perna para tentar segurar o esférico que vinha no ar, não se apercebendo da chegada do croata Renato Pantalon, que surgiu nas suas costas, acertando-lhe com o pé. A decisão, um tanto excessiva, foi muito protestada pela equipa da casa.
Depois de mais de duas semanas sem competição devido à paragem na I Liga para o Mundial2022, as duas formações promoveram alterações em relação ao último jogo para o campeonato, com o Marítimo a apresentar quatro ‘mexidas’ em relação à derrota em Guimarães (1-0) e o Rio Ave três, em comparação com a vitória ante o Arouca (1-0).
Os insulares disputam as duas partidas que restam desta fase da competição fora de portas, primeiro, visitando o Farense e depois o Sporting, com o conjunto de Vila do Conde a fazer o inverso recebendo as duas formações.
Jogo no Estádio do Marítimo, no Funchal.
Marítimo – Rio Ave, 0-1.
Ao intervalo: 0-0.
Marcador:
0-1, Aderllan Santos, 90 minutos.
Equipas:
– Marítimo: Miguel Silva, Cláudio Winck (Percy Liza, 90+1), Zainadine, Matheus Costa, Vitor Costa, Rafael Brito (Bruno Xadas, 90+1), Joel Sonora (Paulinho, 60), Lucho Vega (João Afonso, 71), Pablo Moreno (Joel, 46), Chucho Ramírez e Vidigal.
(Suplentes: Matous Trmal, Miguel Sousa, João Afonso, Bruno Xadas, Paulinho, Percy Liza, Fábio China, Leo Andrade e Joel).
Treinador: João Henriques.
– Rio Ave: Jhonatan, Renato Pantalon, Patrick William (Miguel Nóbrega, 57), Aderllan Santos, João Ferreira (André Pereira, 83), Guga, Vítor Gomes (Samaris, 57), Miguel Baeza (Fábio Ronaldo, 67), Paulo Vitor (Hernâni, 67), Boateng e Leonardo Ruiz.
(Suplentes: Magrão, Miguel Nóbrega, Amine, Ukra, João Graça, Hernâni, Samaris, Fábio Ronaldo e André Pereira).
Treinador: Luís Freire.
Árbitro: Carlos Macedo (AF Braga).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Patrick William (37), Vítor Gomes (54), Sonora (57), Lucho Vega (66), Zainadine (90+3), Boateng (90+3) e vermelho direto para Chucho Ramírez (24).
Assistência: Cerca de 3.000 espetadores.