A começar logo pela lista de inscritos, que duplicou em relação a 2021. Os nomes dos cerca de 85 concorrentes vão ser divulgados no início da próxima semana. A prova, agendada para 27, 28 e 29 de outubro, volta a contar com a presença de um campeão mundial, depois de Massimo Biasion, este ano o cabeça de cartaz, já anunciado, é Stig Blomqvist.
O alto número de participantes obrigou a algumas alterações no itinerário, com a organização a optar pelo sistema de ‘round’, tornando a prova mais compacta e mais centrada a sul. Mantém-se as provas noturnas com dupla passagem pelo Palheiro Ferreiro (sexta e sábado). No sábado de manhã segue-se o Santo da Serra, Quatro Estradas e Terreiro da Luta, repetindo este mesmo ‘round’ durante a tarde, após uma ida ao parque de assistências.
O parque de assistências passa para a Av. Sá Carneiro e área 3 dos Portos do Funchal (no ano passado ficou no Cais 8), a exemplo do que já acontece no Rali Vinho Madeira. Também o local das verificações técnicas sofre alteração, passando do Pontão Norte do Porto do Funchal (Cais 6) para a Praça CR7, onde terão lugar as verificações administrativas. Neste mesmo espaço voltará a ficar o Parque Fechado. O pódio estará, novamente, em frente à sede do Club Sports da Madeira, organizador do evento. Para esta segunda edição do RML, estão reservadas duas passagens pela Avenida Arriaga. Na sexta-feira os concorrentes passarão pelo pódio de partida e no sábado voltam ao mesmo local para a consagração final dos vencedores e de todos os que terminarem a prova.
Mantém-se a Prova Espetáculo na Avenida do Mar, obrigatória para todos os concorrentes que chegarem ao final, mas não existe classificação nem cronometragem.