Tito José Mendes de Vasconcelos era natural do Porto Santo e veio para a Madeira frequentar primeiro o ensino secundário, depois o curso do Magistério, a formação que já era ministrada na Madeira aos professores primários. Estávamos na década de cinquenta e o jovem professor regressou ao Porto Santo, onde começou uma carreira de quatro décadas como professor, com passagem depois na escola da Carreira e nas escolas de São Vicente.
De 1969 a 1974 foi presidente da câmara do Porto Moniz, tendo sido chamado, pela sua idoneidade, a exercer a função de juiz substituto na comarca de São Vicente. Com a autonomia a implantação da educação física e do desporto nas escolas do primeiro ciclo levaram o prof. Tito a assumir a coordenação das aulas e do núcleos do desporto nas escolas de São Vicente e Porto Moniz, tendo sido o responsável pela educação de milhares de alunos.
Morreu um professor com uma carreira exemplar. Cujos contributos foram essenciais a implantação do ensino na costa Norte da Madeira.