Esta operação é realizada pela companhia aérea Azores Airlines, que conta com o apoio da Região Autónoma da Madeira, através da Associação de Promoção da Madeira. Neste âmbito, serão desenvolvidas campanhas cobranding e ainda ações promocionais conjuntas nos Estados Unidos da América, dando, assim, continuidade e a reforçar todo o trabalho e esforços aplicados no mercado norte-americano. A Azores Airlines vai operar uma vez por semana. Durante o período de inverno IATA, a saída de Nova Iorque será à quinta-feira, pelas 21h20 (locais) e chegada à Madeira às 08h35 (locais) do dia seguinte. Por seu turno, a ligação Madeira-Nova Iorque, faz-se à sexta-feira, com partidas às 17h05 e chegada a Nova Iorque às 19h55.
A partir do verão IATA 2023 (que se inicia a 26 de março), a saída de Nova Iorque passa para a segunda-feira, pelas 20h55 (locais) com chegada ao Funchal no dia seguinte, mais precisamente às 09h00 (locais). A ligação Madeira–Nova Iorque realiza-se à terça-feira, com partidas às 16h00 e chegada a Nova Iorque às 18h50.
Para o Presidente da Associação de Promoção da Madeira e Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus: “Este é um momento de grande satisfação para a Região Autónoma com a inovadora operação Madeira-Nova Iorque durante o ano inteiro. Depois da realização, pela primeira vez, dos voos diretos entre a Madeira e o Aeroporto JFK, a partir de novembro de 2021, criamos condições para ampliar as ligações continuamente de uma estação para a outra, o que é importante para quem quer viajar e para o mercado, pela confiança que transmite".
A primeira ligação direta Madeira-Nova Iorque, no último Inverno IATA, decorreu a 29 de novembro 2021 e prolongou-se até o dia 24 de maio de 2022. Durante este período foram realizadas 19 frequências e transportados 4 041 passageiros no total.