O encontro entre Portugal e Irlanda faz parte de uma pré-eliminatória de 16 seleções, das quais as oito vencedoras irão disputar uma nova ronda, frente aos oito primeiros cabeças de série do torneio, enquanto as oito derrotadas irão discutir a Taça Bowl, terceiro troféu da competição.
Em caso de triunfo sobre os irlandeses, os ‘lobos’ terão pela frente a Inglaterra, na segunda eliminatória, e só os oito países vencedores desta ronda têm acesso ao ‘Championship’, que determinará o sucessor da Nova Zelândia, campeã mundial em 2018, enquanto as oito equipas derrotadas nessa segunda ronda irão disputar o troféu ‘Challenge’.
Portugal qualificou-se para o Mundial de 2022, na África do Sul, após bater a Espanha por 20-19 na eliminatória final do torneio europeu de qualificação, no domingo, em Bucareste.
A equipa orientada por Frederico Sousa chega à Cidade do Cabo como 24.ª ‘favorita’ entre as 24 seleções apuradas.
Será a sexta participação de Portugal no Campeonato do Mundo da variante de râguebi disputada com sete jogadores por equipa, tendo obtido a sua melhor classificação de sempre em Hong Kong, com o 10.º lugar, em 2005.
O Campeonato do Mundo da Cidade do Cabo, em 2022, disputa-se entre os dias 09 e 11 de setembro.
Lusa