O Instituto de Administração da Saúde e Assuntos Sociais da Madeira (IASAÚDE) lançou hoje um alerta de saúde pública sobre o caso da cólera em Angola.
No comunicado emitido hoje, o IASAUDE recomenda que os viajantes com destino a Angola, e em particular para as províncias afetadas, recorram à Consulta do Viajante, disponível no centro de saúde do Bom Jesus, e no Hospital dos Marmeleiros, com pelo menos quatro semanas de antecedência em relação à viagem. O objetivo da medida passa pela informação relativamente à prevenção da contaminação por cólera.
O ministro da Saúde de Angola, Luís Gomes Sambo, afirmou na passada semana que o país enfrenta uma epidemia de cólera, que atingiu até ao momento as províncias do Zaire, Cabinda e Luanda.
Segundo o ministro, estão registados um total de 252 casos de cólera, que causou a morte de 11 pessoas. "Temos de melhorar a qualidade de água de consumo da nossa população e também de educarmos ainda mais a população para que tome as medidas de higiene para que a água de consumo seja de qualidade", frisou o titular com a pasta da Saúde angolana.